Mês Nacional da História da Mulher

🎯Março é o Mês Nacional da História da Mulher, mas como as mulheres fazem história durante o ano todo, isso levanta a questão: por que março? E por que o dia 08 de Março marca o Dia Internacional da Mulher? Vamos a um pouco de história?]

De acordo com registros, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

A data foi oficialmente comemorada pelas Nações Unidas em 1975 e, dois anos depois foi reconhecida de forma oficial pela ONU.

Escolas, universidades e governos locais perceberam que esse período permitiu que eles não apenas celebrassem as conquistas das mulheres, mas também olhassem criticamente para a igualdade e as oportunidades das mulheres, e educassem as pessoas sobre a história delas.

✅ Além do Dia Internacional da Mulher, março também conta com alguns marcos importantes para a história feminina.

👉O incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

👉Dois eventos significativos de sufrágio das mulheres ocorreram em março. O primeiro grande desfile sufragista aconteceu no Distrito de Washington, em 03 de março de 1913, e o National Woman’s Party, um grupo político dedicado ao sufrágio feminino, foi oficialmente formado em março de 1917.

👉Em 8 de março de 1917, houve manifestações das mulheres russas por melhores condições, ou seja, durante a Primeira Guerra Mundial. A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *